27 agosto 2009

Redemoinho de idéias do Espaço Cubo

Semanalmente 6 grupos de teatros de Natal - Os contemplados, Clowns de Shakespeare, Facetas Mutretas e Outras Histórias, Grupo Carmim, Grupo Estandarte e Tropa Trupe Cia de Arte - estão se encontrando para dialogar sobre as demandas das artes cênicas no estado e políticas públicas. Esse encontro é uma reverberação do que já acontece no movimento redemoinho nacional. A união dos artistas do movimento nacional articulou e apresentou uma proposta de Lei Federal Programa de Fomento ao Teatro Brasileiro ao Senado Federal.
Com pouco tempo de ação na cidade, o Movimento Redemoinho Natal ainda está se organizando, as ações são tímidas mas os grupos já estão diagnosticando necessidades e estabelcendo diálogos. Resultado disso, por exemplo, é abertura dos espaços dos grupos do movimento para apresentações, como o caso da Tropa Trupe (Varieté) e do Clows
(Barracantes) e mais recentemente o Facetas (Gambiarra).


As reuniões são itinerantes e acontecem na sede dos grupos participantes. No último encontro,a Tropa Trupe Cia de Arte recebeu na lona integrantes do Espaço Cubo/ Circuito Fora do Eixo (MT) que estavam de passagem por Natal durante a turnê do Projeto Músicado Mato.

Na ocasião os integrantes do Espaço Cubo (Ney Hugo, Ynaiã Beltrodo, Bruno Kayapy e Thiago Dezan) falaram sobre o funcionamento do Instituição Cubo e do Circuito Fora do Eixo, os trabalhos com economia solidária, circulação de moeda complementar, a relação com o poder público nas esferas municipal, estadual e federal.

Nesse encontro também foi apresentado o Coletivo Noize, representante Fora do Eixo em Natal, aos grupos artísticos da área cênica. Embora ainda se viva muito a questão da música no Circuito as portas são abertas para inserção de outros segmentos artísticos no processo. Atualmente 37 cidades do Brasil fazem parte dessa rede e cabe a cada cidade estimular sua rede de conexões e desenvolver as tecnologias sociais de acordo com a demanda.


O diálogo com essa rede é mais um canal para estímulo, divulgação e circulação das artes cênicas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário