23 fevereiro 2011

FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA ACONTECE DIA 28 DE FEVEREIRO EM NATAL

Para discutir e encaminhar propostas, buscando maior participação da classe artística nos rumos das políticas públicas para a cultura no estado, é que se reúnem no próximo dia 28 de Fevereiro, segunda-feira, em Natal, entre 09:00 e 17:00h, no auditório do IFRN, Cidade Alta, Av. Rio Branco (Liceu das Artes), os artistas, produtores, e demais interessados em debater e encaminhar proposições que visam contribuir de forma efetiva para o crescimento do setor, inclusive com o processo de criação da nova secretaria para a área.

Pela manhã o encontro abre oportunidade para que seja feito um exame sobre os novos rumos da cultura nacional, com a sanção do Plano Nacional de Cultura no final do último mandato presidencial, desmistificando os conceitos mais relevantes, aprofundando sua lógica, inserindo os agentes culturais potiguares cada vez mais nesse novo perfil para o qual avança a cadeia produtiva da economia criativa. Toda a articulação visa impulsionar artistas e outros principais interessados num movimento para integrar o estado do RN ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), que tem como objetivo formular e implantar políticas públicas e democráticas junto à federação, estados e municípios, com a participação da população. Para debater esse e outros assuntos relacionados foram convidados Maria Tereza, mestra em filosofia política e ex-secretária de cultura de S. Gonçalo do Amarante, Ilana Félix, produtora cultural e ex-assessora técnica da Funcarte, além de Paulo Laguardia, documentarista, atualmente membro do conselho municipal de cultura da capital.

A outra etapa importante desse dia de trabalho será à tarde a reunião das diferentes linguagens artísticas organizadas (dança, música, teatro, literatura etc) que exporão cada uma as principais diretrizes do seu segmento, que representem as necessidades para a construção de uma política cultural para o setor específico. Junto aos pontos extraídos da última conferência estadual de cultura, o documento final do Fórum Potiguar de Cultura vai oferecer subsídios para futuros passos na direção de uma política compartilhada de ações como a criação do plano estadual de cultura, entre outros.

O Fórum Potiguar de Cultura é uma continuidade da ação do grupo Locau!, que desde 2008 vem discutindo perspectivas para a implantação de uma política cultural para o Rio Grande do Norte. A comissão de organização do evento é composta por Esso Alencar (grupo Locau!), Tatiane Fernandes (MAPA Realizações), Regina Cunha (ABDeC), Aluízio Matias (CENARTE) e Cláudio Rocha (arte-educador).

Mais informações Acesse o blog http://www.forumpotiguardecultura.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário