03 novembro 2008

TROPA TRUPE EM TEMPO DE CRIAÇÃO



Em Tempo de criação, a Tropa Trupe Cia de Arte lhe convida para mais um espetáculo de variedades, sexta-feira dia 07 de Novembro, a partir das 19h no Circo Tropa Trupe, ao lado do ginásio da UFRN.


Na 4º edição do evento que integra diferentes linguagens artísticas dentro do espaço do circo, a mágica, os aéreos, os malabares, os palhaços e a pirofagia dialogam a olhos vistos com o cinema. O trabalho é resultado de estudos transversais que a Trupe vem experimentando nos espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; como também da realização "O Tempo - um espetáculo artemporal" contemplado pelo programa de aquisição de equipamentos e criação de números circenses do Ministério da Cultura – MINC, Funarte e Fundação Athos Bulcão. Além das parcerias com Offset Gráfica e Castelo Casado.


O espetáculo

O Tempo - um espetáculo artemporal faz uma releitura do circo tradicional integrando expressões artísticas contemporâneas audiovisuais e contribui no descondicionamento dos olhares à atividade circense, considerando o novo tempo em que vivemos e o público deste momento. Através de releituras das técnicas e objetos amplamente utilizados no circo tradicional, o projeto contempla a transitoriedade da contemporaneidade através das expressões audiovisuais, explorando a temática tempo/espaço através do corpo do artista e do circo (lona + artista + público). Dessa forma surge o neologismo artemporal que seria a expressão da arte a/em todo tempo e concomitantemente fora do tempo, extemporâneo.


Nesta Varieté, parte da criação "O Tempo" será apresentado no ato denominado "Tempo de criação". Mas como a Varieté, também é um evento aberto para apresentações de coletivos e artistas, a lona ganha mais estrelas com a participação do grupo de capoeira angola, arte-movimento "O grito" de Sandro Silva e o projeto Escultura Musical - uma intervenção visual e sonora, dos artistas Mazinho Viana e Maurício Muli.


Que trupe é essa?


Tropa Trupe Cia de Arte é um coletivo de artistas de ação que atuam em Natal há três anos. Há alguns meses ocupa o Circo Tropa Trupe, onde são realizados estudos sobre criação de paisagens circenses e experiências do corpo no espaço urbano; práticas desportivas em aparelhos e instrumentos do circo, como: malabarismo, mastro chinês, corda bamba, cama elástica, tecido acrobático e pernas de pau; lado a lado de técnicas de pantomimas, mímicas e peripécias habilidades essenciais ao palhaço.


Dentre os saberes da trupe, a perna de pau é o aparelho à mais tempo praticado. Por ter a força de reviver no adulto seu imaginário infantil, e na criança,a curiosidade de ser gigante inspirou a criação do projeto "Eu quero ser Grande!", atualmente oferecido aos aprendizes do Projeto Nova Descoberta – PND, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento individual e coletivo alcançando melhor equilíbrio, coordenação motora, auto-confiança, auto-estima e consciência corporal. Tendo como base os pilares da educação proposto pela UNESCO e suas respectivas competências: aprender a conhecer (cognitivas), conviver (relacionais), fazer (produtivas) e ser (pessoais).


Um comentário: