08 julho 2010

Circo Tropa Trupe receberá oficinas da Escola Nacional de Circo


Enquanto todo mundo se prepara para entrar de férias. A Tropa Trupe se prepara para receber entre os dias 12 e 24 de julho professores de referência no ensino de circo no Brasil. As oficinas de formação e qualificação das técnicas circenses integram a primeira parte do projeto Oficinas Circenses “Eu quero ser grande!”, contemplado no Programa BNB de Cultura – Edição 2010 – Parceria BNDES.

Serão 180 horas de aulas na modalidade de acrobacia de solo e aéreo (trapézio, lira e tecido acrobático) com os professores Maria Deliseé e Roberto Silva e os instrutores Alexandre Souto e Bruma Ribeiro todos da Escola Nacional de Circo (ENC). As oficinas são destinadas exclusivamente para profissionais circenses e acontecerão na lona do Circo Tropa Trupe, localizada no Campus da UFRN, e no Circo Grock, que fica no prolongamento da av.Prudente de Morais.

Mas não será só os artistas que vão desfrutar da visita dos professores de referências no ensino circense brasileiro. Na abertura do evento segunda-feira, 12 de julho, as 16h, os professores da ENC estarão na lona do Circo Tropa Trupe promovendo um diálogo com alunos, artistas locais, representantes de instituições culturais e público interessado. Haverá também exibição do documentário sobre os 25 anos da Escola Nacional de Circo.

É importante ressaltar que para a viabilização plena desse projeto, além e do patrocínio do Ministério da Cultura (MINC), BNB e BNDES contamos também com as parcerias locais do SESC-RN e ONG PROCURARTE.


Escola Nacional de Circo

Única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo (ENC) realiza cursos regulares de formação e reciclagem de artistas. Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural circense, a escola cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte. Aberta à reflexão e à experimentação, contribui também para a renovação da linguagem do circo.

Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha, a ENC reúne em seu corpo docente, profissionais com mais de trinta anos de carreira artística. Alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição. Atualmente, mantém 200 alunos matriculados e trabalha com três agrupamentos de técnicas, por serem as que vêm apresentando maior demanda de solicitação a Escola Nacional de Circo/FUNARTE - ENC, pelas instituições similares e artistas de todo o Brasil, são elas: TÉCNICAS AÉREAS (Trapézio simples, tecidos e liras entre outras), TÉCNICAS DE ACROBACIA (Acrobacia de solo e duos, entre outros) e EQUILÍBRIO (arame, perna-de-pau, e monociclo, entre outros).

Tropa Trupe

A Tropa Trupe Cia de Arte tem cinco anos de existência e há um ano e meio, com a adesão de novos integrantes, o repertório de modalidades circenses do grupo aumentou e diversificou. Desta forma, a Companhia gradativamente tem intensificado seus estudos teórico/práticos, especialmente em acrobacia e tecido, através de participações de integrantes em cursos intensivos, como o Festival Mundial de Circo / MG (2009) e a Escola Brasileira de Circo / SP (2008), por exemplo. Atualmente, o principal foco da Trupe, é a formação e qualificação profissional de seus dos integrantes, juntamente com o trabalho didático/pedagógico de iniciação nas modalidades circenses, que a Companhia constantemente vem executando com crianças e jovens.

Segunda fase

A segunda fase do projeto Oficinas Circenses “Eu quero ser grande!”, será a execução de quatro oficinas de iniciação à atividade circense (nas modalidades de perna de pau, acrobacia em solo e coletiva, tecido e jogos teatrais) para crianças e jovens do Município de São Paulo do Potengi no período de 15 a 29 de agosto deste ano.


Um comentário:

  1. Estou montando um espetáculo e fiquei muito feliz em saber desse projeto fantástico, gostaria de saber se tm alguém disponível para nos ajudar com a modalidade tecido acrobatico, por favor se souberem de alguém que possa corresponder as espectativas de um espetáculo entrar em contato com João Paulo pelo número 9943-2211. Endereço: Aeroporto de Cumbica, 456. Bairro: Jardim Aeroporto

    ResponderExcluir