14 janeiro 2008

No jornal


Um carnaval nas alturas
Publicado no Dia 10/01/2008
Renata Marques

Com certeza você já ouviu a expressão: "de pernas pro ar!". Mas para os integrantes da Tropa Trupe Cia de Arte, a máxima é: "pernas nas alturas". A Trupe de arte circense, de Natal, tem como carro chefe de seus trabalhos, o exercício de se equilibrar sobre as pernas de pau, e prepara para a segunda-feira de Carnaval, em Ponta Negra, um cortejo de gigantes: "O bloco dos pernaltas".

"Tudo surgiu a partir do convite para participar do carnaval com o grupo percussivo Pau e Lata. Daí então encontramos a oportunidade de realizar um projeto antigo da Tropa Trupe, que é organizar um cortejo com inúmeros pernaltas, promovendo assim uma interação entre as tropas e trupes da cidade", conta Rodrigo Brugguemann, um dos integrantes da Cia de Arte.

Aulas de perna de pau para o Carnaval

Além de reunir artistas circenses de outros grupos como: o Circo Grock, Lorotas e Presepadas e Histofaria Teatral, entre outros, o bloco também é aberto a todos que se interessarem pela arte.

Para quem não sabe andar de pernas de pau, mas está interessado em aprender e participar dessa festa carnavalescas nas alturas, estão sendo oferecidas aulas gratuitas, nas terças e quintas de janeiro, de 16h às 18h, no Tropa Trupe Circus (ao lado do ginásio da UFRN). "Com a oferta das oficinas mais a integração de outros grupos, esperamos reunir mais de 100 artistas de rua e pelo menos, 30 pernaltas", almeja Rodrigo.

O ponto alto do Carnaval da Tropa Trupe, sem dúvidas, vai ser 'Bloco dos Pernaltas', mas o grupo também vai participar como convidado em blocos tradicionais do carnaval natalense, que é o caso dos: "Os Cão" e os "Papangu", na praia Redinha. Participa também de uma prévia carnavalesca dia 19 de janeiro, junto ao Folia de Rua, no Centro da Cidade. Outras informações no site: www.tropatrupe.com

Eu quero ser grande!

Andar de pernas de pau há séculos conquista a imaginação de crianças e adultos. E foi esse encantamento que deu início as atividades circenses desenvolvidas, na cidade do Natal, pelos artistas Uilo Andrade e Rodrigo Bruggemann. Assim em meados de 2004, surgiu a Tropa Trupe Cia de Arte com a proposta de resgatar e apresentar a alegria e a magia do circo através da graça do palhaços, o domínio do malabares e a destresa dos pernaltas.

A Trupe faz parte de um grupo de estudo de Circo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e paralelamente realiza trabalhos como receptivos, eventos, festas infantis, espetáculos, projetos sociais, oficinas e aulas, intervenções urbanas entre outras atividades.

Atualmente, eles desenvolve o projeto 'Eu quero ser grande!", na Vila de Ponta Negra, junto ao Projeto de extensão da UFRN 'Encantos da Vila' coordenado pela Prof. Dra Teodora Alves. E também no Projeto Nova Descoberta que atende jovens em situação de risco pessoal e social de escolas públicas do entorno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenado pelo Prof. Dr. Horácio Accioly Jr. Esse projeto integra o Programa Educação pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna.

"As atividades do "Eu quero ser grande!" têm o objetivo de enriquecer o aluno com habilidades como: equilíbrio, auto confiança, auto estima, coordenação motora e o trabalho em equipe", conclui Rodrigo Brugguemann.

Correio da Tarde

Um comentário:

  1. Anônimo5:47 PM

    GOSTERIA DO E-MAIL DE VOCES DA TRUPE

    AGUARDO REPOSTA

    naluacarvas@gmail.com

    ResponderExcluir