15 novembro 2008

Piruá e Maruim | Equibresta




Dia das crianças na Escola Chapeuzinho Vermelho.
fotos: Giovanna Rêgo

Palhaço-malabarista





Dia das crianças na Escola Chapeuzinho Vermelho

fotos: Giovanna Rêgo

Capoeira Angola no Circo Tropa Trupe





As aulas de capoeira angola acontecem toda terça-feira, no Circo Tropa Trupe, com duas turmas. Uma de 16h as 19h seguida por outra de 19h as 21h. As aulas de vivência corporal, confecção de instrumentos e pesquisa são oferecidas gratuitamente. Todas as sextas-feiras tem roda aberta.

Nativas do Campus no Circo Tropa Trupe





Plantio de árvores nativas da mata atlântica no estacionamento do Circo Tropa Trupe.

14 novembro 2008

Festa eletrônica | GoaTribe em Recife







fotos: Giovanna Rêgo


No segundo semestre deste ano, a Tropa Trupe foi mais uma vez convidada para provocar intervenções visuais durante as 12 horas de festa eletrônica promovida pela GoaTribe. De carona numa sprint + um baú repleto de figurino e instrumentos circences, chegamos na praia Gavoa, em Pernambuco, do ladinho da ilha de Itamaracá. Não deu outra: os capetas, o fauno, as fadas, os sadus e as borboletas nos seguiram até lá também.

Festa eletrônica | GoaTribe em Recife






fotos: Giovanna Rêgo

Festa eletrônica | GoaTribe em Recife





fotos: Giovanna Rêgo

11 novembro 2008

I Seminário de Liberdade e Expressão do Corpo

O I Seminário de Liberdade e Expressão do Corpo é promovido pela Tropa Trupe Cia de Arte, em parceria com a Associação do moradores do quilombo de acauâ , Nucleo de estudos brasileiros e Brazil Foudation e acontece nos dias 14/15/16 de novembro de 2008, no Núcleo Desportivo Tropa Trupe, localizado nas instalações da UFRN.

Este seminário conta com a presença da Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra, através do Grupo Abaô de Capoeira Angola, que há 14 anos trabalha na busca pela conservação da tradição da dança-luta africana; conta ainda com a participação do grupo potiguar de dança étnica contemporânea Cia Xamã Tribal.
Este evento é o primeiro de uma série de seminários que acontecerão regularmente e explora a teoria e prática de co-relações de diferentes áreas que estejam ligadas ao uso, à cultura e ao estudo do corpo no contexto de manifestações culturais e tradições populares.


evento gratuito
VENHA , APRENDA, ENTENDA, PARTICIPE.

Programação:
.
Dia 14/Nov (sexta-feira)
.
– Roda de discussão:Mesa composta por pesquisadores, atletas e artistas explanando idéias sobre a liberdade e expressão corporal, relatando pontos de vistas sobre a sua área de atuação.
.
- “Movimentos Populares e Artes Circenses em Comunidades“
Conferencista: Prof. Msc. Wellington de Jesus Bonfim (NEAB / UFS)
.
- “O Artista e a Versatilidade do Corpo“
Conferencista: Giovanno Almeida (UFRN/ Tropa Trupe Cia de arte)
.
- “Dança Tribal e a Expressão do Ritual“
Conferencista: Paula Braz (Cia Xamâ Tribal/ RN)
.
- “A Expressão Corporal na Capoeira Angola”
Conferencista: Robson Martins (Grupo Abaô de Capoeira Angola / SE)
Local: Circo Tropa Trupe
Horário: 18h
....
....
Dia 15/Nov (sábado)

- Oficina:
Capoeira Angola
Ministrada pelo Grupo Abaô de Capoeira Angola (Aracaju/ SE)
Local: Ginásio II UFRN
Horário: 9h
-uniforme obrigatorio: camiseta amarela, calçados e calça comprida.
..
– Vivência:– Perna-de-pau – Equilibrismo – Mastro Chinês – Tecido Acrobático
Ministrada pela Tropa Trupe Cia de arte
Local: Núcleo Desportivo Tropa Trupe
Horário: 14h
.
- Rodas de relatos das vivências e oficina:Local: Ginásio II UFRN
Horário: 16h
.
- Roda de Capoeira Angola
Local: Circo tropa trupe
Horário: 17h
.
- Apresentação Cultural:
Cia Xamã Tribal de Dança Étnica Contemporânea e Convidados
Grupo Sambacaitá e convidados
Radiola sound circus
Local: Circo Tropa Trupe
Horário: 21h
..
...
....
. Dia 16/nov
- Café da manhã e visita ao Quilombo de Acauã, em Poço Branco-RN
Local: Circo Tropa Trupe
Horário saída: 7h

Haverá uma excursão para passar o dia na Comunidade de Acauã na cidade Poço Branco a poucos kms de Ceará-Mirim, o custo da viagem é de 15r$, com almoço. Os interessados entrar em contato com " angoleirosdatropa@gmail.com " ou no circo tropa trupe.
.

05 novembro 2008

Halloween no Taverna Pub


O domínio das artes circenses será controlado por loucos, anjos caídos, bonecas e monstros do outro lado do mundo, esse sábado (0811) a partir da meia-noite no Taverna Medieval em Ponta Negra.


Sobre o Taverna
O Taverna Pub Medieval é um point de natalenses e hóspedes do Castelo do Lua Cheia (albergue). Brasões, taças de prata, armaduras e espadas de cavaleiros nas paredes levam o visitante a época medieval como num túnel do tempo. As garçonetes, os bar-mens e recepcionistas com trajes da época dão um charme especial ao Taverna Pub, que abre de segunda a sábado.
outras informações: http://www.tavernapub.com.br/

Cine Mambembe

Cinema no Circo. Nesta quinta (06/11) as 19h, as magias dessas duas artes se encontram embaixo da lona do Circo Tropa Trupe na segunda edição do Cine Mambembe.
O Cine Mambembe é um coletivo de produção, exibição e distribuição cinematográfica que caminha paralelamente as atividades desenvolvidas no Circo Tropa Trupe. Tem a proposta de produzir curtas metragens relacionados ao universo circense e usar o espaço da lona como sala de exibição realizando mostras de audiovisuais em seus variados formatos e linguagens.

Nas ações de quinta-feira, não por acaso um dia antes da Varieté, serão exibidos filmes nos diferentes formatos (curtas, média e longa metragem) que abordem diversificadas criações humanas, em especial ligada às artes circenses. Para realização do evento o Circo Tropa Trupe conta com o apoio de Fernando Lucena e DCE/UFRN. Fique ligado! As edições ocorrerão sempre toda primeira quinta-feira do mês.

19h PRIMEIRO MOMENTO: média metragem

* O Balão Vermeho (Le Ballon Rouge) 32min
Lançado em 1956, o filme francês do diretor Albert Lamorisse, conta a história de um menino que encontra um balão (ou será que é o balão que encontra um menino?). Juntos, eles irão percorrer as ruas de Paris e viver grandes aventuras.
.....................................

20h SEGUNDO MOMENTO: 6 curtas metragem do Charles Chaplin

* Carlitos Coquete The Masquerader (1914) 9 min
Chaplin não se mostra no seu personagem de "vagabundo". Aventura-se num set de filmagem tentando trabalhar. Mais uma vez representa um papel feminino

* Sobrado Mal-Assombrado The Face On the Bar Room Floor (1914) 12 min
Chaplin fez aqui uma sátira ao poema ''The Face on the Bar Room Floor'', de Hugh Antoine D'Arcy, que fala sobre um pintor apaixonado pela jovem e rica Madeleine.

* Nova Colocação de Carlitos - The Good For Nothing ou His New Profession (1914) 13 min
Charlie toma conta de um homem em uma cadeira de rodas no parque. Confusão vem aí...

* Divertimento - Recreation (1914) 6 min
Charlie está passando no parque. Uma moça deixa um marinheiro em um banco e se junta a Charlie em outro. O marinheiro acorda. Ele e Charlie brigam. Policiais chegam e prendem os dois homens. A briga persiste e acabam todos dentro dágua.
* Dois Casais Encrencados - Mabel's Married Life (1914) 12 min
Mabel vai pra casa depois de ser humilhada por um tenista conquistador com quem seu marido não quer lutar. Charlie sai para um bar e fica bêbado. Ela compra um manequim esperando que iria inspirar o seu marido, mas quando ele retorna luta contra o manequim dizendo ser um assassino de mulheres.
* Carlitos na Farra - The Rounders (1914) 10 min
Dois bêbados vivem no mesmo hotel. Um bate em sua mulher, o outro apanha dela. Eles saem e vão beber juntos. Embriagados, eles tentam dormir num restaurante usando mesas como camas e são postos para fora tudo acaba dentro dágua.

03 novembro 2008

TROPA TRUPE EM TEMPO DE CRIAÇÃO



Em Tempo de criação, a Tropa Trupe Cia de Arte lhe convida para mais um espetáculo de variedades, sexta-feira dia 07 de Novembro, a partir das 19h no Circo Tropa Trupe, ao lado do ginásio da UFRN.


Na 4º edição do evento que integra diferentes linguagens artísticas dentro do espaço do circo, a mágica, os aéreos, os malabares, os palhaços e a pirofagia dialogam a olhos vistos com o cinema. O trabalho é resultado de estudos transversais que a Trupe vem experimentando nos espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; como também da realização "O Tempo - um espetáculo artemporal" contemplado pelo programa de aquisição de equipamentos e criação de números circenses do Ministério da Cultura – MINC, Funarte e Fundação Athos Bulcão. Além das parcerias com Offset Gráfica e Castelo Casado.


O espetáculo

O Tempo - um espetáculo artemporal faz uma releitura do circo tradicional integrando expressões artísticas contemporâneas audiovisuais e contribui no descondicionamento dos olhares à atividade circense, considerando o novo tempo em que vivemos e o público deste momento. Através de releituras das técnicas e objetos amplamente utilizados no circo tradicional, o projeto contempla a transitoriedade da contemporaneidade através das expressões audiovisuais, explorando a temática tempo/espaço através do corpo do artista e do circo (lona + artista + público). Dessa forma surge o neologismo artemporal que seria a expressão da arte a/em todo tempo e concomitantemente fora do tempo, extemporâneo.


Nesta Varieté, parte da criação "O Tempo" será apresentado no ato denominado "Tempo de criação". Mas como a Varieté, também é um evento aberto para apresentações de coletivos e artistas, a lona ganha mais estrelas com a participação do grupo de capoeira angola, arte-movimento "O grito" de Sandro Silva e o projeto Escultura Musical - uma intervenção visual e sonora, dos artistas Mazinho Viana e Maurício Muli.


Que trupe é essa?


Tropa Trupe Cia de Arte é um coletivo de artistas de ação que atuam em Natal há três anos. Há alguns meses ocupa o Circo Tropa Trupe, onde são realizados estudos sobre criação de paisagens circenses e experiências do corpo no espaço urbano; práticas desportivas em aparelhos e instrumentos do circo, como: malabarismo, mastro chinês, corda bamba, cama elástica, tecido acrobático e pernas de pau; lado a lado de técnicas de pantomimas, mímicas e peripécias habilidades essenciais ao palhaço.


Dentre os saberes da trupe, a perna de pau é o aparelho à mais tempo praticado. Por ter a força de reviver no adulto seu imaginário infantil, e na criança,a curiosidade de ser gigante inspirou a criação do projeto "Eu quero ser Grande!", atualmente oferecido aos aprendizes do Projeto Nova Descoberta – PND, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento individual e coletivo alcançando melhor equilíbrio, coordenação motora, auto-confiança, auto-estima e consciência corporal. Tendo como base os pilares da educação proposto pela UNESCO e suas respectivas competências: aprender a conhecer (cognitivas), conviver (relacionais), fazer (produtivas) e ser (pessoais).